Pages

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Comparações idiotas: 16 vs 4.

Nas esquinas, bares, praças ou em qualquer roda de conversas em Alto do Rodrigues não é difícil de se ver comparações matemáticas do tipo 16 vs 4. Aqui são dois números representativos que acho até desnecessário dizer quem é o 16 e quem é o 4. O fato é, dizem por ai, que houve mais coisas boas no período dos 16 do que no período dos 4.


Até concordo, afinal 16 é 4x4, e se não houvesse nada significativo nesse intervalo de tempo seria mais do que uma sacanagem. Agora se pegássemos os 4 primeiros anos desses 16 e comparássemos com os 4 últimos que estamos vivendo, veríamos uma diferença enorme a favor desses últimos.


Essas comparações equivocadas, a favor dos 16, visam unicamente transformar-lo em 20 e com isso tentar apagar da memória, dos alto-rodriguenses, os anos de lentidão e indiferença quanto ao progresso da cidade do Alto do Rodrigues.


Quem já leu O Príncipe de Nicolau Maquiavel entenderá o porquê que um povo permitiu um único homem adquirir o poder varias vezes e por longo tempo. Entenderá também que para obter o poder, por 16 anos, basta seguir a cartilha política e maquiavélica a rigor. Aprenderá que quanto mais carente e dependente o povo for mais fácil será de manipulá-lo.


Cuidemos, meus caros leitores, para que comparações absurdas não nos engodem porque “muito tempo em um mesmo cargo executivo dá ao sujeito a falsa sensação de supremacia, além da amplificação da possibilidade de se cair e recair em vícios”.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...